A Honda apresentou na Índia a CB 200X, versão reduzida da CB 500X. Bonitinha e bem equipada, a moto chamou atenção no ocidente, inclusive no Brasil, onde alguns especulam que possa substituir a XRE 190.
Derivada da CB Hornet 2.0 (isso mesmo), a CB 200X é impulsionada por um motor monocilíndrico de 184 cm³, refrigerado a ar e com injeção eletrônica, que entrega 17 cv a 8.500 rpm, e um torque de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm, ou seja, praticamente o mesmo propulsor que equipa a XRE 190, em operação no nosso mercado desde 2016.
A carroceria, no entanto, é totalmente inspirada na CB 500X, contando com o um farol de LED muito parecido, assim como um pequeno para-brisa e generosas extensões laterais para o tanque de combustível de 12 litros. A suspensão, também vem da Hornet 2.0 e conta com garfos invertidos dourados na dianteira.
As rodas de 17 polegadas em ambos os eixos contam com discos de freio de 276 mm e 220mm, respectivamente, com sistema ABS de canal único. O painel de instrumentos embutido na carenagem mostra digitalmente a velocidade, nível de combustível, rotações, marcha engatada, tensão da bateria, relógio e luzes espia.
A Honda ainda equipou a CB200X com boas sacadas, como piscas dianteiros de LED embutidos nos protetores de manopla, um slot para chave montado no tanque e a inclusão de um interruptor de luz de advertência. O assento tem 810 mm de altura e o seu peso geral é de 147 kg.
Disponível nas concessionárias indianas a partir de setembro por 144.500 rúpias (R$ 10.200), em três opções de cores, a Honda CB200X tem a missão de roubar adeptos da Royal Enfield Himalayan (200.500 rúpias), que embora seja de aparência menos esportiva, tem um motor mais maior (411cc) e maior capacidade no off-road.
E quanto ao Brasil? A CB200X pode substituir a XRE 190? Por enquanto, o modelo só estará disponível no competitivo mercado indiano, onde a Honda ainda é incipiente e busca se expandir. Tanto é que não há planos divulgados nem para o mercado europeu, que também mostrou interesse.
No Brasil, é claro, a situação é muito diferente. Com quase 80% de participação de mercado, a Honda pode se dar ao luxo de concorrer consigo mesma, o que explica a presença da XRE 190 Adventure Special Edition a partir de R$ 15.800, apenas R$ 1.200 a mais que a NXR 160 Bros ESDD, a versão mais completa do modelo.
Mas enquanto a Bros domina as vendas do segmento Trail/Fun no acumulado do primeiro semestre, com 69.560 unidades vendidas (dados da Fenabrave), a XRE 190 vem apenas na quarta posição com 13.046, atrás da Yamaha XTZ 150 Crosser (18.125) e até da mais cara XRE 300 (15.904).
Entre as motocicletas mais vendidas da Honda, a XRE 190 vem apenas na oitava posição, atrás da XRE 300 (6º posição) e da Bros 160 (terceira posição). Ter três modelos relativamente parecidos no mercado é algo que os dirigentes da marca podem estar pensando em eliminar. Sua substituição pela CB200X poderia ser uma lufada de ar fresco. No momento, no entanto, tudo não passa de especulação.