A França criou uma nova lei que irá tornar o uso de luvas obrigatório, tanto para motociclistas quanto o seu passageiro. A medida entra em vigor em 20 de novembro.
A lei será aplicada a “qualquer condutor ou passageiro de uma motocicleta, um triciclo, um quadriciclo, ou ciclomotor“. Quem desobedecê-la ficará sujeito a uma multa de € 68 euros (pouco mais de R$ 246 reais) e um ponto de penalização na carteira de habilitação.
Isso, no entanto está causando polêmica, principalmente com a Federação Francesa de Motociclistas Insatisfeitos (FFMC), que milita em prol dos direitos dos usuários das duas rodas: “Não é que somos contra as luvas, o problema é que somos forçados a usá-las sob a ameaça de multas e pontos. Não há vidas em jogo aqui e não usá-las não ameaça a integridade de outras pessoas “, disse o grupo em um comunicado.
Por outro lado, o governo saiu em defesa da medida através de uma declaração no Journal Officiel, seu site oficial: “a lei tem como objetivo limitar ferimentos graves nas mãos e antebraços“. O FFMC, contudo, argumenta que seria melhor incentivar as pessoas a usar luvas ao invés de torná-las obrigatórias.