A força policial francesa está lançando uma equipe de agentes com o único propósito de reprimir motociclistas barulhentos. A iniciativa será iniciada na capital, Paris.
O grupo de oficiais conta com cerca de 40 membros, todos dedicados a ajudar os parisienses a aproveitar seu tempo na cidade em paz e sossego. Também foi relatado que a equipe é treinada especificamente para detectar altas “emissões de ruído”.
De acordo com a imprensa francesa, a nova unidade já teria conversado com mais de 100 motociclistas sobre suas motocicletas barulhentas, embora não existam dados oficiais sobre o número de multas emitidas.
Pilotar de escapamento esportivo na França é uma atividade um tanto recriminada. As multas por andar de moto barulhenta são bastante duras, chegando a 90 euros (cerca de R$ 420,00) em alguns casos.
Paris, em particular está realizando uma verdadeira repressão a veículos barulhentos, principalmente motocicletas, já que a cidade já é uma das primeiras da União Europeia a instalar radares de ruído de alta tecnologia.
O complexo conjunto de microfones foi projetado para detectar altos índices de ruído de motocicletas ou outros veículos à medida que passa, acionando uma câmera que captura a placa de matrícula e emite a multa.
Dispositivos semelhantes já estão sendo testados no Reino Unido, que também demonstrou interesse no sistema, embora a polícia de lá ainda não tenha anunciado nada oficialmente. Já pensou se a moda pega no Brasil?