O treino classificatório para o Grande Prêmio da França foi histórico para KTM. Além de ter entrado pela primeira vez no Q2, a marca austríaca colocou seus dois pilotos entre os dez mais rápidos.
Após conseguirem bons resultados nos treinos livres, Pol Espargaró se classificou na oitava posição, enquanto que seu companheiro de equipe, Bradley Smith ficou em décimo, à frente de nomes como Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo e Andrea Iannone.
“Para nós, com essas condições climáticas, nunca esperávamos, três corridas atrás de estar onde estamos agora. Estou super feliz, para mim pessoalmente é uma boa melhoria na minha vida com a moto, mas também para a KTM e a equipe, eles fizeram um trabalho incrível para estar aqui.” (Pol Espargaró)”
Na corrida passada, em Jerez, a KTM estreou uma nova especificação de motor mais forte, chamada de “Big Bang”. Desde então, a marca laranja está mais próxima do grupo da frente aproveitando-se da condição de novata, em que não há limites anuais para o nível de novidades a serem implementadas.
“Tomar riscos e ter a confiança na moto esta manhã e depois ir direto para a Q2 foi ótimo para todos na garagem. Nunca esperávamos após cinco corridas que faríamos tal conquista – o objetivo é sempre melhorar tirando o máximo partido das circunstâncias, mas também é importante ter a sensação e a confiança na moto para fazer acontecer. Esta tarde eu senti que fizemos o melhor que pudemos.” (Bradley Smith)
A temporada 2017 é a primeira da KTM na categoria principal (MotoGP) e também na classe intermediária (Moto2). Até o ano passado, os austríacos competiam apenas na Moto3, onde foram campeões com o sul-africano Brad Binder.