A Kawasaki da França precisou interromper as vendas de seus produtos em todas as concessionárias do país devido a uma possível não conformidade com um padrão de segurança do consumidor referente ao uso de ftalatos em plásticos.
Ftalatos são um grupo de compostos químicos utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável. Tido como cancerígeno, os componentes podem causar danos ao fígado, rins e pulmão e por isso foram banidos pela União Europeia em 7 de julho.
A lei conhecida como “REACH UE 2018/2005” já estava aprovada há dois anos, mas aparentemente ninguém na Kawasaki se deu conta que vários de seus produtos, como motos, jet skis e ATVs continham ftalatos em seus acabamentos de plástico.
Como medida de precaução, a Kawasaki da França solicitou a todos os membros de sua rede de concessionárias que interrompessem as vendas até novo aviso. De acordo com a revista MotoStation, a situação voltou a se normalizar na última quarta-feira (8).
“Como medida de precaução, suspendemos as vendas e iniciamos uma análise completa de todas as informações disponíveis. A conclusão é que as vendas de todos os nossos produtos podem ser retomadas imediatamente em todos os mercados“, informou a Kawasaki da França aos seus concessionários.
Uma paralisação total nas vendas francesas (e em outros países) teria sido desastrosa para a Kawasaki que, assim como outras fabricantes, está trabalhando dobrado para compensar o lockdown do Coronavírus nesse semestre. Segundo o MotoStation, outros fabricantes japoneses não se mostraram preocupados.