Enquanto o Brasil ainda apenas sonha em um dia ter a Ténéré 700, na Europa, a Yamaha está anunciando uma quinta versão do modelo, com suspensões mais altas, chamada de Extreme.
Desde que foi lançada no segundo semestre de 2018, a Ténéré 700 realmente caiu nas graças dos aventureiros europeus, tornando-se um sucesso de vendas. Quatro versões já haviam sido lançadas: standard, World Raid, World Rally e Rally Edition, uma mais legal que a outra.
A nova versão Extreme, ao contrário do que o nome sugere, não é a mais extrema de todas. Na verdade, ela foi baseada no modelo standard, a venda por cerca de 11.000 euros, equipando-a com a avançada suspensão KYB de longo curso da World Raid, de 13.000 euros.
Isso significa que a Ténéré 700 Extreme conta com garfos KYB invertidos dourados de 43 mm, com 230 mm de curso na dianteira, cerca de 20 mm a mais que a Ténéré 700 padrão. Na traseira, o amortecedor da mesma marca tem 220 mm de viagem, ou 20 mm extras.
Essa suspensão, que é totalmente regulável na frente e atrás elevou a distância ao solo para um total de 260 mm. Como era de se esperar, a altura do assento também aumentou, de 875 mm para impressionantes 910 mm tornando-se a opção ideal para quem tem pernas longas.
É uma altura de assento comparável com a recém-lançada Ducati DesertX Rally, que também adiciona 20 mm adicionais de curso em cada extremidade e garfos KYB de garfos de cartucho fechado de 48 mm na dianteira, mas que oferecem menos ajustes.
Tal como a Ducati, a Ténéré 700 Extreme distingue-se no visual graças a um para-lamas dianteiro mais alto, de duas partes, com o de cima em azul, como no resto da carroceria e o de baixo preto, muito parecido com que vinha nas antigas XT660R.
A versão Extreme também recebe pedaleiras em titânio, com uma área de superfície 35% maior para andar no Off-Road, uma guia de corrente de alumínio e um protetor de radiador, além de um protetor de cárter mais robusto para manter tudo seguro fora do asfalto.
Além disso, a Yamaha também deu uma mexida no painel TFT vertical de 5 polegadas, oferecendo três temas, como uma opção no estilo road book para os apaixonados por Rali Dakar e similares. Um botão de viagem também pode ser encontrado no lado esquerdo do guidão.
Embora os preços e a disponibilidade ainda não tenham sido anunciados, o mais provável é que a versão Extreme seja posicionada como a segunda da linha, acima da versão standard porém abaixo da World Raid, que conta com mais guloseimas. E nós? A versão básica já bastava…