Enquanto no Brasil a Yamaha Ténéré 700 continua a ser um sonho distante, na Europa, a motocicleta acaba de ganhar uma mais uma versão chamada “Extreme Edition”. Com para-lama alto e uma série de acessórios especiais, o modelo busca conquistar o aventureiro mais radical.
A Ténéré 700 Extreme Edition é fortemente inspirada na versão “Raid” apresentada há dois anos, mas que é cara e limitada demais para o público comum da marca dos diapasões. Tanto é que o seu preço deve ser um pouco inferior e a produção ilimitada.
Em relação à Ténéré 700 standard, a Extreme Edition se destaca principalmente pelo para-lama dianteiro alto, item imprescindível para o viajante que deseja se embrenhar em estradas secundárias sem medo de ficar com barro preso entre a roda como no modelo convencional.
A Extreme Edition também conta com pedaleiras de titânio com garras, outro item que faz a diferença quando se monta na motocicleta com os pés enlameados. Eles afirmam que a área de contato é é 35% maior e o peso reduzido em 200 gramas.
As bengalas invertidas Kayba são totalmente reguláveis e segundo a Yamaha, as escoras do garfo são fornecidas com um revestimento particularmente robusto chamado Kashima. Há 20 milímetros a mais de curso da mola disponível na frente e atrás do que na Ténéré 700 normal.
Falando em medidas, a distância ao solo também foi aumentada em 20 milímetros, e o assento do tipo enduro (estreito) de uma só peça foi aumentado em altura para 910 milímetros em relação ao solo (875mm no modelo padrão). O tanque comporta 16 litros. O peso a líquido é de 205 kg.
O motor não foi modificado, com o testado e comprovado dois cilindros em linha de 689 cm³ da MT-07 fornecendo 73,5 cv a 9.000 rpm. Uma potência que era mais do que satisfatória no seu lançamento há quatro anos, mas que vem apertando com a chegada da concorrência (leia-se Transalp 750).
Na parte eletrônica, entra em jogo o novo display colorido de 5 polegadas, disposto em formato retrato atrás do para-brisa regulável. Existem 3 estilos de exibição para escolher: “Explorer” (digital), “Street” (com um velocímetro analógico) e “Raid” no estilo rally. Há comunicação com o smartphone.
Dependendo da situação, o ABS pode ser comutado em 3 estágios: ativo em ambas as rodas, ativo apenas na roda dianteira ou mesmo desativado em ambas as rodas para derrapar à vontade no Off-Road. Uma entrada USB também está disponível para plugar seus gadgets.
Disponível nas concessionárias europeias em abril, a motocicleta será a segunda na escada de preços da linha, que começa com a Ténéré 700 básica (cerca de € 11.500), Extreme Edition (€ 12.500), Rally Edition (€ 13.000) e Raid (€ 13.500). Uma vasta gama de acessórios também estará à disposição.
Também foi anunciada uma versão “Explore Edition”, menos modificada e com acessórios de série para viagens no asfalto. De diferenças ela conta com a suspensão KYB com 20 mm a menos de curso (para reduzir a altura do assento em relação ao solo a 860 mm), para-brisa mais alto e largo, quickshifter e suportes laterais para a montagem de malas rígidas.