A Yamaha Europe apresentou hoje (24) a YS 125, nova street de entrada da marca dos diapasões. O modelo chega para substituir a conhecida YBR 125 no Velho Continente.
Assim como acontece no Brasil, a YBR 125 foi um grande sucesso na Europa, com mais de 150 mil unidades vendidas nos últimos dez anos. Entretanto, as exigências das novas normas antipoluição (Euro4) fizeram a Yamaha planejar um novo modelo para 2017.
Dessa forma, a principal novidade é mesmo o motor, um monocilíndrico SOHC, de duas válvulas, refrigerado a ar e compatível com o Euro4. De acordo com a Yamaha, o novo propulsor é mais econômico e confiável do que o da YBR 125.
Isso foi possível graças a um novo cilindro de curso mais longo (57,9 mm), juntamente com um novo cabeçote. As válvulas são mais rígidas e com um ângulo mais estreito. O eixo balanceador também é novo e promete um funcionamento mais suave, principalmente na partida, que é elétrica, mas manteve o pedal, só por precaução.
Além do motor, a YS 125 ganhou um visual bem mais moderno e em sintonia com suas irmãs maiores, YS250, XJ6N e MT-07. Ao contrário da YBR nacional, o painel misto e contém um muito bem vindo conta-giros analógico. O velocímetro, marcador de combustível e hodômetro estão dispostos ao lado digitalmente. As luzes espia estão acima.
A motocicleta também ganhou imponência graças à uma maior altura do assento (795mm, contra 785mm na YBR). O tanque, no entanto, é menor (14 litros, contra 15,7L). Mas, segundo a Yamaha, a YS125 possui uma autonomia de 200 milhas (o equivalente a mais de 320 quilômetros) sem reabastecer.
A nova YS 125 estará disponível nas concessionárias europeias em meados de março. O preço anunciado no Reino Unido foi de 2.799 libras, equivalente a R$ 10.763 reais sem frete e impostos. No Brasil, a YBR 125 ED Factor foi atualizada em 2015. O seu preço de tabela é R$ 7.590,00 (podendo variar de estado para estado).