A Yamaha da Europa anunciou oficialmente hoje (22) o lançamento da XSR700, uma versão customizada da naked bicilíndrica MT-07. A moto será apresentada ao público em novembro e estará nas concessionárias em 2016.
O surgimento da XSR700 não é uma completa novidade para os leitores do Notícias Motociclísticas. No mês passado noticiamos uma MT-07 reestilizada pelo lendário construtor japonês Shinya Kimura à pedido da própria Yamaha, o que indicava que algo grande estava à caminho.
Esse conceito visava validar a possibilidade de criar MT-07 customizada de fábrica, nas palavras do próprio gerente de produto da Yamaha Europa, Shun Miyazawa. A marca dos diapasões quer aproveitar a enorme onda “retrô” da atualidade, e segundo Miyazawa, eles até chegaram a pensar em usar a base da YZF-R1.
Indo no embalo do sucesso da Scrambler
A XSR700, no entanto, é bem diferente da MT-07 convencional. De cara, a moto se destaca por possuir possui farol redondo, tanque de alumínio com desenho diferente, assento de couro com duas texturas e logotipo bordado. O painel também é outro, com um velocímetro “de época”, muito semelhante ao da XV950.
Na parte de baixo, as semelhanças com a MT-07 são maiores, mantendo o mesmo motor de dois cilindros paralelos e 689cc, capaz de render bons 73 cv. As rodas de liga leve possuem dez raios e os freios dianteiros são de 282 mm com ABS de série, item que será obrigatório na União Europeia a partir do próximo ano.
Contudo, o que se destaca na XSR700 é sua capacidade de customização. Uma vasta gama de acessórios estará disponível, tornando evidente que a Yamaha quer abocanhar uma fatia do mercado que a Ducati Scrambler revelou com grande sucesso no ano passado. A moto será oferecida em duas cores: verde (Forest Green) e prata (Garagem metal).