A Yamaha acaba de lançar na Europa a NMax 125cc. Com farta tecnologia e visual esportivo, o scooter chega com a missão de enfrentar o best seller, Honda PCX.
O mercado de scooters é um dos que mais cresce na atualidade, mas, nos últimos anos, vem sendo dominado pela Honda. A Yamaha não quer ficar atrás, por isso acaba de lançar a NMax, um scooter, claramente inspirada em sua irmã maior, a TMax.
O motor é um monocilíndrico de 125 cm³, que segue a filosofia de design ‘Blue Core’, ou seja, com melhorias para a combustão, eficiência de refrigeração e redução no atrito interno.
Além disso, esse é o primeiro motor monocilíndrico da Yamaha à vir com quatro válvulas e o sistema de válvula variável de atuação (VVA), que que se desloca entre dois lóbulos diferentes da came de admissão, dependendo da velocidade do motor.
A marca afirma que isso contribui para uma “curva de torque suave e linear”, ajudando na potência em baixas rotações, o que é muito importante nos grandes centros urbanos, a principal praia de utilização de um scooter dessa cilindrada.
Outra solução interessante inclui a montagem do radiador deslocado para a lateral do motor, a fim de liberar mais espaço em volta da área dos estribos. Os freios à disco possuem 230 mm na frente e atrás com ABS de série, pela primeira vez na categoria 125cc. As rodas são de 13 polegadas.
A ênfase em tecnologia fica completa com os faróis e lanternas, inteiramente de LED e o painel, bastante completo e inteiramente digital. Quatro cores estão disponíveis: vermelho, prata, branco e preto.
O objetivo da Yamaha com a NMax (que estará disponível na Europa à partir de junho) é enfrentar em condições de igualdade a Honda PCX, líder de vendas em toda a Europa e também no Brasil. Entretanto, ainda não há previsão de chegada por aqui.