A Yamaha está lançando no mercado europeu um novo modelo, o X-Max 300. O scooter da marca dos diapasões chega com a missão de substituir o antigo X-Max 250 com um pacote completamente modernizado.
O motor de um cilindro possui agora 292 cm³ de deslocamento volumétrico com a chamada tecnologia “Blue Core”, na qual a Yamaha afirma ter conseguido um melhor compromisso entre desempenho, economia de combustível e redução de emissões.
Essas melhorias são caracterizadas por válvulas com um novo formato, câmara de combustão hemisférica mais compacta e uma taxa de compressão mais elevada. O cilindro (DiASil) foi reprojetado otimizar a refrigeração, enquanto que o bico injetor possui agora 12 furos melhorando a vazão de combustível.
Foram aprimoramentos que permitiram elevar a potência para 29 cv a 7.500 rpm, com um torque de 21ftlb a 5.750 rotações. O chassi também é inteiramente novo e esse é o primeiro scooter a possuir garfos dianteiros com o mesmo estilo de motocicleta. Um protótipo já tinha sido avistado em testes em julho.
O X-Max 300 virá com controle de tração, ABS de série e uma prática tomada de 12 volts localizada no porta-objetos, um dos maiores compartimentos debaixo do assento de sua classe, onde cabem dois capacetes fechados. Virá em três cores: cinza, branco e bronze. As vendas começam em março de 2017 e o preço ainda não foi revelado.