A Yamaha da Europa deve descontinuar ao final do ano a XT660Z Ténéré e a roadster XJR1300. Os dois modelos não atendem às novas normas antipoluição do continente e devem ser substituídos por novos lançamentos.
A decisão já era relativamente esperada desde que a quarta (e mais rígida) fase de controle de emissões (Euro4) passou a vigorar no início desse ano. Como resultado, alguns modelos precisaram ser reprojetados enquanto outros estão saindo de linha.
Esse parece ser o caso da XT660Z Ténéré. Derivada da trilheira XT660R, o modelo utiliza um motor monocilíndrico de concepção defasada que rende 48 cv. Ao invés de adequá-lo às novas normas (perdendo potência), a marca dos diapasões preferiu desenvolver um novo modelo, com a plataforma da MT-07, já flagrado em testes.
Lançada em 1995, a clássica XJR1300 também irá se despedir do mercado ao final do ano. O motivo é o mesmo: custos injustificáveis para adequar o motorzão de quatro cilindros refrigerado a ar às novas normas. Nesse caso, no entanto, ainda não está claro se haverá um modelo substituto.
A Yamaha do Brasil ainda não se pronunciou a respeito, mas é provável que a XT660Z Ténéré permaneça no mercado por mais tempo, até a chegada de sua substituta, que pode se chamar MT-07 Ténéré.