A Yamaha da Europa apresentou hoje (1) uma edição especial da Ténéré 700 em comemoração aos 40 anos da linha “Ténéré” que tanto marcou os fãs de motos aventureiras. O esquema de pintura é inspirado na máquina que Stéphane Peterhansel venceu o Rali Dakar 1993.
Foi em 1983 que a Yamaha introduziu pela primeira vez em suas motos o nome Ténéré, na verdade, um deserto inóspito na África, onde o fundador do Dakar, Thierry Sabine se perdeu sozinho por três dias nos anos 1970 e que depois o inspiraria a criar o lendário rali Paris-Dakar.
Naquela época, a então XT 600Z Ténéré era impulsionada por um motor de 598 cm³, monocilíndrico, refrigerado a ar que entregava 46 cv a 6.000 rpm. Atualmente, o modelo possui mecânica derivada da MT-07, ou seja, 689 cm³, 74 cv a 9.000 rpm e 6,05 kgf.m de torque.
A nova Ténéré 700 World Rally tem como base a Ténéné 700 World Raid, melhor preparada para encarar o Off-Road, inclusive com dois tanques de combustível. As diferenças ficam principalmente por uma nova cor, que remete ao Dakar 1993 vencido por Peterhansel.
As suspensões contam com garfos KYB de 43 mm, com 230 mm de curso e um peso total de 219 kg, pronta para saltar qualquer duna que aparecer. O único problema é a altura do assento, a longínquos 890 mm do solo, essa definitivamente não é uma máquina para baixinhos.
A Ténéré ainda vem com escapamento de titânio Akrapovič e assento plano de 2 peças, além de um painel TFT colorido de 5 polegadas com conectividade para smartphone, ABS de 3 modos e um amortecedor de direção Öhlins com 18 níveis de ajuste.
A nova Yamaha Ténéré 700 World Rally está disponível nas concessionárias europeias ainda esse mês apenas na cor mencionada (Trophy Blue) com o preço em torno de 14.000 euros, variando o país. Para se ter uma ideia, a World Raid sai por cerca de € 13.000 e o modelo básico, € 10.000.