A Yamaha apresentou ontem, na Europa, a nova geração da MT-03. A versão naked da YZF-R3 ganhou um novo design mais agressivo e componentes já presentes na sua irmã carenada.
A mudança mais visível está no design, completamente revisto para ficar mais anguloso e agressivo. O conjunto óptico dianteiro, por exemplo, agora possui luzes de posição duplas e as tampas dos radiadores são mais largas, conferindo um aspecto mais musculoso à motocicleta.
Em termos de suspensão, a nova MT-03 conta com garfos KYB de 37 mm invertidos, que substituem os antigos convencionais. O braço oscilante assimétrico estendido agora gira mais perto do meio da motocicleta e o amortecedor conta com uma mola mais rígida, além de definições de pré-carga e amortecimento revisadas.
Com o motor, no entanto, tudo parece permanecer o mesmo. A Yamaha não mencionou nenhuma especificação técnica, portanto presume-se que muito pouco deve ter mudado no propulsor de dois cilindros em linha e 321 cm³, que atualmente rende cerca de 42 cv a 10.750 rpm e 3,05 kgf.m a 9.000 rpm.
Por outro lado, a Yamaha instalou um novo painel digital de LCD, que eles afirmam ser de melhor leitura do que o antigo. O desenho do tanque de combustível (com capacidade para 14 litros) e a posição do guidão também foram revistos para uma ergonomia mais envolvente. A altura do assento em relação ao solo é de 77,9 cm.
Sucesso em todo o mundo, inclusive no Brasil, a nova Yamaha MT-03 começa a chegar às concessionárias europeias e norte-americanas (onde é uma completa novidade) a partir de dezembro nas cores prata (Ice Fluo), azul (Icon Blue) e preta (Midnight Black). Por aqui, seu aparecimento ainda é uma incógnita.