A Yamaha apresentou hoje (16), para o mercado europeu, o modelo 2020 da MT-125. Completamente atualizada, a pequena naked apresenta um design muito semelhante à MT-03, revelada recentemente.
Assim como acontece com o restante da linha, a MT-125 é uma versão sem carenagens da YZF-R125, pequena superbike que utiliza um motor monocilíndrico de 124,7 cm³ com refrigeração líquida e válvula de atuação variável (VVA).
O sistema funciona a partir de 7.400 rotações quando uma válvula solenóide entra em ação para alternar os perfis das câmaras de admissão e fornecer uma faixa de torque mais suave e ampla, tornando a motinho mais esportiva de pilotar.
Graças a essa inovação, a nova MT-125 fornece 15 cv a 9.000 rpm e 1.16 kgf.m a 8.000 rotações, com uma taxa de compressão de 11.2:1. O quadro também é igual ao da YZF-R125, de dupla trave de alumínio, com geometria de suspensão revisada, o que resultou em uma distância entre eixos um pouco menor.
Para fazer jus ao caráter esportivo, a Yamaha equipou a MT-125 com itens de primeira. As bengalas, por exemplo, são invertidas de 41 mm. O disco de freio dianteiro tem 292 mm com pinça radial. O pneu traseiro, de 140 polegadas é mais largo que o anterior. Para completar, a embreagem é do tipo deslizante, com assistência.
O painel é o mesmo leitor de LCD presente na MT-03. O grupo óptico dianteiro, mais agressivamente esculpido, segue a tendência adotada pelo restante da linha, com faróis e luzes de posição de LED. O tanque de combustível foi reduzido para 10 litros, para deixar a motocicleta mais leve e ágil na cidade.
A nova Yamaha MT-125 chega aos concessionários europeus a partir de dezembro em três opções de cores: cinza com rodas vermelhas (Ice Fluo), azul (Icon Blue) e preta (Midnight Black). O preço anunciado foi de 4.799 euros, cerca de R$ 22 mil.