Só para nos deixar morrendo de inveja, a Yamaha da Europa apresentou hoje (5) outra versão para a Ténéré 700, a sexta disponível no velho continente. Essa mira os motociclistas de pequena estatura que preferem ficar no asfalto.
Os garfos KYB dianteiros de 43 mm da suspensão e o amortecedor traseiro ajustável remotamente tiveram uma redução de 20 mm no curso. O resultado é uma altura do assento de “apenas” 860 mm, 15 mm mais baixa do que o incrivelmente alto modelo padrão.
Além disso, as taxas das molas dianteira e traseira também foram ligeiramente aumentadas para proporcionar um comportamento mais rígido e confiante quando a moto está totalmente carregada com um passageiro e/ou bagagem.
A Ténéré 700 Explore também recebeu um novo para-brisa, que é mais alto e mais largo do que o padrão, proporcionando uma área de superfície 50% maior, melhorando o conforto, especialmente durante condições climáticas adversas. Um quickshifter vem de série.
Não termina aí. Tal como acontece com as outras tourers de longa distância da Yamaha, como os modelos Tracer 7 e Tracer 9, a nova Ténéré 700 Explore vem de série equipada com suportes de alforjes macios ou duros (embora os próprios sejam opcionais).
O lançamento acontece apenas poucas semanas após a Ténéré 700 Extreme, que vai na direção oposta, ou seja, com suspensões mais altas para quem tem longas pernas. Os europeus ainda podem escolher entre a básica, a “World Raid”, “World Rally” e “Rally Edition”. É mole?
A nova opção, Ténéré 700 Explore chega aos concessionários europeus em janeiro de 2024 em um único esquema de cores, o chamado “Tech Kamo”, com grafismos dedicados. O preço gira em torno dos 12 mil euros. Uma vasta gama de acessórios também está disponível para todos os gostos.