A Yamaha apresentou hoje (19), apenas para o mercado europeu, a XSR 125 Legacy, pequena roadster retrô que, como o nome sugere, aproveita todo o legado da marca dos diapasões.
Na Europa, as motocicletas de estilo retrô transformaram-se em um segmento relevante, tanto que praticamente todas as fabricantes tem uma modelo dedicado. É o caso da BMW R nine T e Ducati Scrambler. A Yamaha, por sua vez, possui a série XSR, com modelos de 125cc, 300cc, 700cc e 900cc.
Todas são baseadas na linha MT e esse é o caso da XSR 125 Legacy, que utiliza o mesmo motor monocilíndrico de 125cc da MT-125 indiana e entrega 15 cv a 10.000 rpm e 11,5 Nm a 8.000 rpm. Além disso, o propulsor conta com um sistema de atuação de válvula variável (VVA), coisa rara de se ver em um deslocamento tão pequeno.
Claramente premium, a XSR 125 Legacy ainda conta com quadro ‘Deltabox’, garfos invertidos de 37 mm, peças usinadas em alumínio, pneus Metzeler Karoo mais largos e rodas raiadas com aros dourados. Entre os diversos acessórios dedicados está até um escapamento Akrapovic disponível. Coisa fina!
Mas o grande destaque da Legacy é mesmo seu design e pintura em preto brilhante com detalhes dourados que remete às antigas Lotus JPS de Formula 1 dos anos 1970 e 1980. Com um assento de couro envolvente, a sensação é de moto grande e espaçosa, também fazendo claras referências à Yamaha RD350LC.
A Yamaha diz que a nova edição Legacy “acrescenta estilo com suas rodas raiadas, aros dourados e pintura distinta e certamente atrairá aqueles que procuram se destacar da multidão, mas que ainda procuram a confiabilidade e a qualidade de construção que acompanham cada nova Yamaha.”
Uma motinho atraente como a XSR 125 Legacy faria sucesso no Brasil? Com tantos componentes sofisticados, seu preço certamente ficaria bem acima dos R$ 14.590 da Factor 150 e talvez até dos R$ 20.890 da Fazer FZ25. Na Europa, o modelo chega em junho por cerca de 5.000 euros, o que não é pouco também.