A Triumph anunciou essa semana duas novas versões para a Tiger 1200, chamadas de Desert Edition e a Alpine Edition. Ambas oferecem equipamentos ampliados e acabamentos de pintura especiais.
Baseada na versão XCx, a Desert Edition possui uma nova cor chamada Sandstorm, o que pode ser traduzido como tempestade de areia. Trata-se de uma tonalidade amarelo metálica que, assim como o nome, nos remete a uma utilização mais “desértica”, digamos. Os grafismos também são novos e exclusivos.
A versão vem equipada com rodas raiadas de 19 e 17 polegadas e uma nova ponteira Arrow de titânio, além de quickshifter bidirecional (Triumph Shift Assist) e malas de alumínio “Expedition” com capacidade para 37 litros, gratuitas durante o período de lançamento do modelo.
Já a Alpine Edition é baseada na versão XRx e possui uma cor branca denominada como “Snowdonia White” sugerindo uma utilização mais serrana. Por isso, suas rodas são de liga leve. A lista de equipamentos extras, no entanto, é a mesma da versão Desert Edition mencionada acima.
Nenhuma alteração foi realizada no motor de três cilindros em linha e 1.215 cm³, que continua rendendo, em território europeu, 141 cv a 9.300 rpm e 12,4 kgf.m de torque a 7.600 giros. Ambas possuem suspensões WP eletronicamente ajustáveis e pinças de freio Brembo monobloco de quatro pistões que mordem discos de 305mm na dianteira.
As duas ainda incluem uma tela TFT colorida ajustável no cockpit, ABS em curvas, controle de tração, cinco modos de pilotagem, iluminação de LED completa, suspensão semi-ativa, controle de cruzeiro, chave presencial, manoplas com aquecimento, tomada USB e para-brisa regulável de forma elétrica.
Normalmente, a criação de versões especiais indicam que a atual geração do modelo está chegando ao fim. Como a Tiger 900 acaba de ser lançada, as atenções Triumph podem estar se voltando para uma nova Tiger 1200, cuja apresentação deve acontecer no final do ano.