A Triumph está apresentando hoje (8) para o mercado europeu uma nova versão amansada da Street Triple S. Com motor reduzido para 660cc e apenas 47,5 cv de potência, o modelo mira os motociclistas iniciantes da categoria de habilitação A2.
Na Europa, a carteira de habilitação é dividida em níveis de aptidão. As primeiras categorias, AM e A1, estão disponíveis a partir dos 15/16 anos para conduzir ciclomotores de 50/125cc. A categoria A2 pode ser adquirida a partir dos 18 anos para pilotar modelos de até 47,5 cv.
Essa categoria recebe atenção especial dos fabricantes, pois os modelos convencionais de média cilindrada podem ser facilmente adaptados às legislações com poucas modificações. É o que a Triumph fez agora com a Street Triple S, a versão de entrada da cultuada tricilíndrica britânica.
Eles reduziram o tamanho do motor de 765cc para 660cc, substituindo ainda a alça do acelerador eletrônico e atualizando o software. Com isso, a potência caiu de 95 cv e 6,6 kgf.m para exatos 47,5 cv e 6,0 kgf.m, ou seja, exatamente conforme a legislação pede, já adaptado também ao Euro5.
A marca de Hinckley aproveitou a ocasião para atualizar o design e deixá-la mais condizente com a Street Triple 765 RS apresentada no ano passado. Isso inclui um novo farol duplo de LED com luzes diurnas, para-brisa redesenhado, entradas de ar modificadas e novos painéis laterais, tudo complementado com uma nova decoração.
O painel não é de TFT e em seu lugar você encontra uma unidade de LCD com tacômetro analógico. São apenas dois modos de pilotagem, Road e Rain. Contudo, os garfos Showa de 41mm e o amortecedor traseiro são completamente reguláveis. As pinças de freio Nissin utilizam a última geração do ABS e os pneus são Pirelli Diablo Rosso III.
A nova Triumph Street Triple S estará disponível na cor cristal branco, com decalques em vermelho, além de logotipos pretos e um subchassi preto. Sua chegada às concessionárias europeias acontece a partir de fevereiro, por cerca de 8.450 euros (R$ 38 mil).