Lembram-se da Suzuki Burgman 400? Embora tenha sido descontinuado por aqui em 2016, o maxiscooter continua firme e forte na Europa, onde foi apresentada hoje (30) a sua quarta geração.
A principal mudança aconteceu no motor monocilíndrico de 400cc com refrigeração líquida e injeção eletrônica, que agora obedece às normas antipoluição do Euro5, graças a alterações na cabeça do cilindro, no pistão e no bico injetor, que tem 10 orifícios em contraste com o anterior de 16 e produz uma vaporização mais fina do combustível.
Assim como outros modelos da linha, como a V-Strom 650 e a SV650, o Burgman 400 também recebeu a tecnologia Suzuki Dual Spark, que conta com duas velas de ignição, para aumentar a eficiência da combustão, reduzir o consumo e proporcionar uma entrega de potência mais linear. São 29,2 cv a 6.300 rpm e 3,5 kgf.m a 4.900 rpm.
O quadro permanece o mesmo, assim como suas suspensões: garfos telescópicos de 41 mm com 120 mm de curso; amortecedor traseiro com 100 mm de curso e 7 opções de regulagem da pré-carga da mola. O sistema de freios utiliza discos duplos de 260 mm na frente e outro simples de 210 mm atrás. O ABS, no entanto, é 36 gramas mais leve do que o anterior.
A carroceria, por outro lado, passou por várias modificações. O assento de dois níveis passou a ter uma costura dupla azul e apresenta acolchoamento com 78,5 mm de espessura. O encosto pode ser movido de 15 a 30 mm para a frente. O compartimento de bagagem tem capacidade para 42 litros e comporta dois capacetes, um integral e outro semi-aberto.
O painel continua praticamente o mesmo, com velocímetro e conta-giros analógico separados por uma tela de LCD com as demais informações ao centro. Agora, a instrumentação também mostra a autonomia restante e o consumo instantâneo. Também está lá a indicação do controle de tração, da troca de óleo, do Eco Drive e de gelo na pista.
Abaixo, há dois porta-luvas, com 2,8 litros no lado esquerdo e 3.5l no direito, que ainda conta com uma tomada 12v para recarregar o smartphone. Ao lado da chave de ignição, encontramos a alavanca do freio de estacionamento, que bloqueia a roda traseira durante as paradas. A iluminação é toda de LED.
A nova Burgman 400 modelo 2022 estará disponível nas concessionárias europeias a partir de julho em três opções de cores: as habituais preta (Black Mate) e cinza (Grey Mate) e a novidade prata (Silver Mate). Todas vêm com rodas azuis. O preço ainda não foi revelado.