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Na Europa, Suzuki atualiza V-Strom 1050

Lucas Carioli 8 de setembro de 2022




A Suzuki anunciou, nos últimos dias na Europa, o modelo 2023 da V-Strom 1050. Embora não tenha recebido um motor novo como a sua irmã 650cc, a big trail ganhou importantes atualizações para manter-se competitiva.

A versão standard é melhor no asfalto. (Fotos: Suzuki)

A principal é um novo TFT colorido que, capitaneado por uma IMU de seis eixos, e um acelerador ride by wire, permite o controle de um ABS sensível à inclinação, controle de subidas, controle de cruzeiro e um trio de configurações de controle de potência e de tração.

Embora não seja o sistema da moda, controlado por radares, o controle de cruzeiro foi atualizado e agora funciona em uma faixa mais ampla de velocidades – capaz de manter um ritmo constante de 15 a 160 km/h, caso você esteja em uma reta muito longa e entediante.



O painel TFT é totalmente novo.

Além disso, a Suzuki introduziu na V-Strom 1050 um quickshifter bidirecional, dispositivo que está se tornando padrão na indústria embora pareça até desnecessário aqui, já que a maioria de seus proprietários pilota de maneira mais tranquila. A explicação para isso vem em seguida.

Os engenheiros de Hamamatsu mudaram a relação de transmissão da moto. As marchas entre a primeira e a quinta ficaram mais curtas, o que deve dar uma sensação mais vigorosa na aceleração. Enquanto isso, a sexta ficou mais longa, obviamente para ser utilizada como um overdrive nas estradas.

O veterano motor V-Twin de 1.037 cm³, em atividade há mais de 20 anos, foi ligeiramente ajustado, ganhando válvulas de escape cheias de sódio – uma novidade na Suzuki – para melhorar a durabilidade e controlar as temperaturas da câmara de combustão.

Os números de desempenho do motor permanecem os mesmos, 107,3 cv a 8.500 rpm e 10 kgf.m de torque a 6.000 giros. O quadro também é o mesmo mas os trilhos do assento foram levemente revisados ​​para torná-lo mais resistente no off-road.

A versão DE substitui a XT no topo da linha.

São duas as versões da V-Strom 1050 vendidas na Europa: Standard e DE, sigla que substitui a antiga XT, com maior número de equipamentos, um braço oscilante mais longo, roda dianteira raiada de 21 polegadas e maior distância entre-eixos para maior estabilidade.

Em suas duas décadas de atividades, a V-Strom transformou-se em uma ícone, parceira de muitos aventureiros em viagens no mundo e também no Brasil. Por isso, sua chegada ao país é praticamente certa e deve acontecer no segundo semestre de 2023.



Tags: Notícias Slider Suzuki V-Strom 1050

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