A Suzuki pode estar se retirando do motociclismo esportivo, mas não do setor de duas rodas, especialmente dos lucrativos scooters. Hoje (13), eles apresentaram dois novos modelos para o mercado europeu, Address e Avenis, ambos com a mesma mecânica de 125cc.
O monocilíndrico SOHC refrigerado a ar tem uma potência máxima de 8,7 cv a 6.750 rpm e 10 NM de torque a 5.500 rotações. É fruto do novo conceito “Suzuki Eco Performance” (SEP), que visa conceber motores mais leves, com menor atrito interno, melhor refrigeração, combustão e compressão para atingir um desempenho superior enquanto reduz o consumo de combustível e emissões.
A parte ciclística dos scooters é composta por garfos telescópicos convencionais na dianteira e amortecedor traseiro sem regulagens, com disco de freio na frente e tambor atrás, buscando reduzir ao máximo o preço final sem comprometer a segurança. As rodas são de 12 e 10 polegadas. O piso para os pés é plano, o tanque de combustível comporta cinco litros e o peso total (a seco) é de 105 kg.
As diferenças ficam por conta da parte estética. Mais comportado, o Address 125 possui linhas arredondadas e detalhes cromados. Faróis e luzes de posição são todas de LED e o assento é plano. O compartimento de bagagem possui ganchos para fixação de objetos e um porta-trecos está presente no lado esquerdo do painel frontal, com entrada USB dentro. O velocímetro é analógico com indicação de ECO mode.
O Avenis 125 é caracterizado por uma aparência mais esportiva, graças a um design mais vívido e anguloso, cauda em formato de cunha, escapamento voltado para cima, banco em dois níveis, farol de LED integrado ao escudo (ao contrário do Address que está no guidão) e pintura em dois tons. Na parte de trás, o modelo possui dois porta-trecos, um de cada lado. O painel de instrumentos é uma tela de LCD totalmente digital.
Ambos os scooters são veteranos no mercado japonês e asiático, com o Address possuindo uma carreira de quase 30 anos. Seu objetivo é claramente duelar com as Vespa, enquanto o Avenis busca rivalizar com modelos mais modernos, como o Kymco Agility e Yamaha NMAX. Os modelos devem chegar aos países europeus no terceiro trimestre desse ano. A Suzuki ainda não informou os preços.