A Kymco apresentou hoje (8) na Europa o modelo 2021 do maxiscooter AK550, que ganhou atualizações eletrônicas e mecânicas para adaptar-se ao Euro5.
A obrigatoriedade dos novos limites de emissões fez com que a Kymco revisasse o motor de dois cilindros e 550cc com a adoção de um novo sistema de escapamento. Por isso, a potência caiu de 51 cv e 5,2 kgf.m para cerca de 49 cv e 5,1 kgfm, uma mudança quase imperceptível ao motociclista convencional.
Para compensar, o AK 550 também recebeu algumas revisões na parte eletrônica, como a adoção de um acelerador throttle-by-wire o que, de acordo com a fabricante taiwanesa, melhorou a resposta do motor em baixas rotações, algo importante para percursos urbanos em scooters com transmissão CVT, como esse.
Bastante completo, o AK550 ainda conta com outros dispositivos eletrônicos, visualizados em seu painel digital claro e bonito (com GPS integrado), como indicador da pressão de óleo e dos pneus, além de contar com manoplas com aquecimento, coisa que muita moto esportiva não tem.
No mais, o modelo continua a impressionar por sua carroceria moderna e angulosa, o centro de gravidade mais baixo do segmento (distribuição de peso 50/50), quadro de alumínio, freios Brembo e suspensão esperta, que consiste de garfos invertidos na dianteira e um mono-amortecedor traseiro ajustável na pré-carga da mola.
O tamanho do tanque de 12,5 litros parece ter diminuído dos 15 litros do modelo anterior. Por outro lado, o peso seco aumentou em 4 kg (230 kg totais), muito provavelmente por causa das mudanças no escapamento. Mas a altura do assento de 785 mm ainda é acessível a todos os tipos de usuários.
Disponível em duas opções de cores, preto fosco e azul fosco, o Kymco AK 550 2021 será vendido na Europa por cerca de € 10.000, uma pechincha comparado com seus rivais mais próximos, Yamaha TMAX 530 (€ 12.000) e Suzuki Burgman 400. Como o modelo é oferecido no Brasil, é possível que chegue ao nosso mercado em breve.