A KTM apresentou hoje (26) no mercado europeu a linha 2016 da RC390. Com um novo escapamento e outras alterações menores, a pequena superbike da marca austríaca teve a sua esportividade ainda mais lapidada.
As modificações tiveram como base o feedback dos pilotos e a necessidade de torná-la compatível com o Euro4, a mais recente fase das normas antipoluição da União Europeia, que passou a vigorar em janeiro desse ano.
O escapamento, que antes ficava centralizado na parte de baixo, por dentro da carenagem possui agora uma ponteira em posição convencional, o que deixou a moto mais alta. Isso necessitou em uma pequena alteração nas pedaleiras do garupa, que também recebeu um assento 12 mm mais espesso para melhorar o conforto.
A RC390 2016 também ganhou outras importantes melhorias, como uma nova embreagem deslizante, o que contribui para reduzir a vibração e o travamento da roda traseira em curvas. Esse item, no entanto, será oferecido como opcional e pode ser instalado nas versões anteriores da moto.
O acelerador agora é do tipo Ride-By-Wire, com um poder responsivo superior. Os discos de freio dianteiros passaram de 300 para 320 milímetros. Os manetes possuem opção de regulagem. Os espelhos são maiores para melhorar a visão e o bocal do tanque de combustível foi revisto para evitar a vaporização.
Com 44 cv e apenas 147 kg, a RC 390 será oferecida no Reino Unido pelo preço de £ 5.049 libras, ou o equivalente a 25.900 reais, sem impostos. A KTM do Brasil ainda não se pronunciou oficialmente sobre a chegada da versão 2016 ao Brasil.