A KTM apresentou, nos últimos dias, a sua linha On-Road 2023 com pequenas atualizações em todos as motocicletas. A que mais mudou foi a 890 Adventure, que ganhou uma nova carroceria e eletrônica.
Seguindo os mesmos passos da 890 Adventure R atualizada no final de setembro, a 890 Adventure standard manteve toda a parte mecânica inalterada, ou seja, o mesmo motor bicilíndrico de 889 cm³ que rende 105 cv e 10 kgf.m e o mesmo chassi de aço tubular.
O que é diferente é a carroceria que o envolve, com os plásticos dianteiros alterados para cobrir mais os garfos dianteiros invertidos e proteger o piloto dos elementos. A capacidade de suporte para sistemas de navegação maiores – úteis para enfrentar as trilhas, também foi aprimorada.
Os painéis que flanqueiam o tanque de combustível (de 20 litros) estão mais largos e também são projetados minimizar arranhões. O para-brisa está mais alto e o assento tem um novo design, dividido em dois e que permite uma altura padrão de 825 mm.
A tela maior também ajuda a proteger o painel, uma tela TFT de 5 polegadas revisado, mais resistente a arranhões. Completamente conectável ao seu smartphone, o dispositivo tem um novo modo ‘Demo’, que desbloqueia todos os extras eletrônicos nos primeiros 1.500 km.
A suspensão passou por aprimoramentos, com os garfos WP Apex de 43 mm agora recebendo ajustes de compressão e rebote manuais nas tampas superiores. O amortecedor também foi recalibrado para uma pilotagem mais adventure. Os pneus são Pirelli Scorpion Rally STR multiuso.
A 890 Adventure está disponível no Brasil desde o ano passado, embora a KTM ainda tenha uma presença tímida no Brasil, através de sua distribuidora oficial, Factory Motorsports. Na Europa, no entanto, são líderes e é difícil acompanhá-los. Atualizações nas motos são quase anuais.