Uma das maiores novidades da KTM para 2023 é o ressurgimento da 790 Adventure, dois anos após o seu desaparecimento. A média, no entanto, volta com enfoque no custo-benefício, tanto que será montada na China.
Introduzida em 2018, a 790 Adventure agradou de imediato ao oferecer bom desempenho dinâmico dentro e fora da estrada em um pacote moderno e atraente. Os austríacos, contudo, resolveram descontinuar o modelo no fim de 2020 para colocar no lugar a 890 Adventure.
Agora, a KTM parece ter mudado de ideia, trazendo novamente o modelo menor para diminuir a grande lacuna para a 390 Adventure, que tem um motor monocilíndrico de 44 cv. Parece que o salto para a 890 era grande demais e com a 790 eles esperam manter os clientes na família.
Já que o enfoque é oferecer um melhor custo-benefício, a KTM decidiu mover toda a produção da 790 Adventure para a fábrica da CFMoto na China. Os funcionários austríacos, no entanto, estarão presentes para garantir que a qualidade seja mantida.
Motor e chassi são os mesmos de antes, mas foram feitos vários aprimoramentos. Para atender ao Euro5, o corpo do acelerador foi atualizado para um funcionamento mais ecológico e eficiente. Há também um novo sistema de escapamento, com um novo conversor catalítico e pré-silenciador.
O sistema de ignição foi ajustado para permitir que a moto ofereça melhor desempenho com combustível de baixa octanagem e os intervalos de manutenção permaneçam em 15.000 km. Há uma nova embreagem deslizante, com placas de fricção novas e uma caixa de ar mais livre.
O resultado são 95 cv e 8,87 kgf.m de torque máximo, praticamente o mesmo que o modelo anterior, que tinha um pouquinho a mais de torque, 8,97 kfg.m. A que rotação esses números são atingidos eles não informaram. O peso a seco é de 199 kg.
A carroceria passou por um facelift, incluindo uma nova máscara frontal, com ombros mais largos para cobrir parcialmente os garfos dianteiros WP Apex de 43 mm ajustáveis e fornecer maior proteção contra o vento. O tanque de 20 litros também modificado para dar uma aparência mais completa.
Esta seção frontal também foi reforçada para transportar mais sistemas de GPS quando necessário e ajuda a encobrir o painel TFT de cinco polegadas revisado. Graças a uma nova IMU, a mesma da 890 Adventure, a moto tem controle de tração e ABS sensíveis à inclinação de última geração.
Na Europa, a nova 790 Adventure dividirá espaço com a Yamaha Ténéré 700, líder da classe. Mas o segmento acaba de esquentar ainda mais com a chegada da nova Honda XL750 Transalp, de 90,5 cv e da Suzuki V-Strom 800 DE, de 83,1 cv. A KTM não vai ter vida fácil.