A Kawasaki criou apenas para o mercado europeu uma versão mais mansa da Z900. Com 95cv, o modelo mira os motociclistas iniciantes da categoria A2, uma das mais baixas após adquirir a carteira de habilitação na legislação do Velho Continente.
Para os países membros da União Europeia, a carteira de habilitação é dividida em níveis de aptidão, que podem ser conseguidas após exames teóricos e práticos. As duas primeiras são as categorias AM e A1, disponíveis a partir dos 15/16 anos para conduzir ciclomotores de 50/125cc.
Já a categoria A2 pode ser adquirida a partir dos 18 anos – na maioria dos países membros – habilitando o motociclista a conduzir modelos cuja potência não ultrapasse os 35 kW (47,5 cv) e que não sejam derivados de veículos com mais do que o dobro desse valor. Ou seja, é o primeiro nível para o condutor adquirir uma motocicleta “grande”.
Qual foi o truque da Kawasaki com a Z900? A marca de Akashi reduziu a potência original da Z900 de 125cv para apenas 95 cv reajustando a ECU do motor de quatro cilindros, a partir desse número, para os exigidos 47,5 cv, uma medida rápida e prática.
Para deixar os novatos com ainda mais água na boca, a marca garantiu que a Z900 mais mansa será visualmente idêntica ao modelo convencional, sem nenhum adesivo ou pintura que demarque a distinção. A motocicleta ainda conta com todas as benesses tecnológicas, como embreagem deslizante.
A Kawasaki não informou o preço, que deve ficar um pouco abaixo dos € 8.650 euros (pouco mais de 32 mil reais, sem impostos), preço da Z900 convencional na Espanha. O lançamento será feito nos salões europeus do final do ano.
Leia também
Kawasaki divulga primeiro teaser da Z900RS e revela data do lançamento
Kawasaki vai lançar Ninja com 400cc?
Veja o motor de uma Kawasaki Ninja H2 explodindo a mais de 300 km/h