A Honda apresentou para o mercado europeu o modelo 2025 da NT 1100. A versão crossover da Africa Twin 1100 ganhou suas primeiras melhorias desde a sua introdução há quatro anos.
Apresentada em outubro de 2021, a NT 1100 utiliza o mesmo motor e chassi da CRF 1100 Africa Twin, mas com rodas de 17 polegadas e uma suspensão mais curta para passeios rápidos em estradas asfaltadas. Infelizmente, a Honda do Brasil nunca se interessou em trazê-la.
Sorte dos europeus, que agora passarão a contar com uma motocicleta com um design aprimorado, uma suspensão eletrônica de ponta e um pacote de equipamentos de causar inveja. Mas comecemos pelo motor, que também foi atualizado para o Euro5.
O motor de dois cilindros e 1.084 cm³ rende os mesmos 102 cv a 7.500 rotações de antes, mas o torque máximo chega agora a 112 Nm a 5.500 rpm, ou seja, 1.250 giros antes que o seu antecessor. Como a Honda ajustou isso não foi especificado.
De qualquer modo, a motocicleta é movida por um acelerador eletrônico do tipo ride-by-wire que atua sobre o controle do motor em 3 modos de condução (Urbano, Tour, Chuva) e dois modos de usuário configuráveis individualmente.
A versão topo de linha também está disponível com o sistema eletrônico de suspensão Showa EERATM, que ajusta a altura e o amortecimento das bengalas e do amortecedor traseiro em tempo real às preferências do piloto naquela ocasião.
Se você optar pelo chassi convencional, também terá suspensão Showa, mas apenas a pré-carga poderá ser ajustada. Independentemente do chassis: estão disponíveis 150 milímetros de curso de suspensão à frente e atrás. Os freios Nissin contam com ABS atuante em curvas.
Seis eixos inerciais atuam sobre a motocicleta para deixar o piloto a par de tudo. Há controle de torque, controle de empinadas e controle de tração para ajustar. Graças à tela sensível ao toque TFT de 6,5 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, o condutor permanece conectado o tempo todo.
Para deixar a viagem ainda mais confortável, o modelo 2025 conta ainda com manoplas aquecidas, malas laterais e cavalete principal como equipamentos padrão de fábrica. Quem já teve um pneu furado na estrada sabe a mão na roda que é isso…
O modelo 2025 será vendido na europa em três versões, a topo de linha chama-se “NT 1100 Electronic Suspension DCT” que traz, além da já referida suspensão eletrônica, o câmbio de dupla embreagem da marca. Os preços ainda não foram revelados.