Algumas semanas atrás, a Honda apresentou no Japão os modelos 2021 da CRF250L e CRF250Rally, com mais torque, suspensão revista e menor peso. Hoje (30) eles revelaram as versões para o mercado europeu, CRF300L e CRF300 Rally.
Para aproveitar a menor tributação ocidental, a Honda aumentou a cilindrada das motocicletas de 249 cm³ para 286 cm³, o que representa 2,6 cv a mais. Mais importante ainda, o torque passou de 2,34 kgf.m para 2,7 kgf.m, um acréscimo de 20%.
Além da mudança na capacidade volumétrica, a Honda introduziu um novo virabrequim com temporização revisada, o que ajuda a impulsionar o torque em médios regimes. O resultado é que o motor deve ser forte tanto no pico quanto em toda a faixa de rotação.
O motor está montado em uma posição mais alta no chassi, que foi revisto e ficou mais leve (2,15 kg) e flexível em pontos chave para melhorar a tração. Isso foi conseguido reduzindo a espessura da viga principal em 30mm, o diâmetro das vigas secundárias em 3,2mm e o braço oscilante, com pivô 15mm mais estreito, além de mais leve.
Os garfos invertidos Showa tem curso mais longo, 260 mm contra 250 mm da CRF250 anterior, com novas especificações de amortecimento. Atrás, o curso do amortecedor Pró-link também cresceu em 20 mm. Como resultado, a altura em relação ao solo aumentou para 245 mm na CRF300L e 220 mm na CRF300 Rally.
Ambas contam com disco de 256 mm e pinça de dois pistões na roda dianteira de 21 polegadas, enquanto que a roda traseira de 18″ é assistida por um disco de 220mm e pinça única, cujo cilindro leve e integrado é o mesmo das motos de competição da marca, CRF250R e CRF450R. O ABS de dois canais é de série.
Destinada principalmente a rodar na cidade e desbravar trilhas próximas, a CRF300L conta com um tanque de combustível de apenas 7,8 litros. Já a versão Rally destina-se às estradas, por isso possui uma capacidade maior, de 12 litros (10,7 no modelo anterior). Os preços ainda não foram confirmados, mas ambas devem chegar às concessionárias europeias em janeiro.