A Honda apresentou hoje (1º) na Europa a linha CB500 modelo 2022. As médias receberam grandes atualizações, principalmente na ciclística, como suspensão invertida e dois discos de freio na parte dianteira.
Conforme já estávamos antecipando aqui, a linha CB500 ganhou, talvez, o seu maior pacote de novidades desde a sua introdução no já longínquo ano de 2013. Tudo para continuar a sua trajetória de sucesso mundial e até beliscar as concorrentes de cilindradas superiores, cada uma em seu segmento.
O motor de dois cilindros em linha e 471 cm³ permaneceu praticamente inalterado, apenas com uma nova injeção de combustível (o que, segundo eles, melhora a entrega de torque em médios regimes, ao mesmo tempo que adiciona algum caráter extra sem qualquer queda no desempenho) e um novo radiador 100 gramas mais leve.
O mesmo não se pode dizer da suspensão dianteira, que agora conta com garfos invertidos Showa de 41 mm de diâmetro (os mesmos da CB650F) com funções separadas para cada tubo, apoiados em mesas de direção totalmente novos. O amortecedor traseiro também recebeu ajustes para se adequar à nova configuração.
O amortecedor traseiro se apoia agora em um novo braço oscilante, que a Honda afirma ser consideravelmente mais leve, ao mesmo tempo em que consegue ser mais rígido em rotação e mais flexível lateralmente do que o modelo antigo. O objetivo foi melhorar a dirigibilidade dos três modelos.
As rodas de 17 polegadas e cinco raios (ao invés de seis do modelo antigo) contam com um par de discos de freio de 296 mm na dianteira, acionados por pinças Nissin de pistão duplo, montadas radialmente para melhorar a sensação de frenagem. A distribuição de peso foi movida ligeiramente para a frente na R e na F para melhorar a aderência.
Em termos de design, foram feitos apenas retoques pare que ficassem mais parecidas com suas irmãs maiores. O destaque fica por conta da CBR650R, que ganhou o mesmo conjunto de luzes de LED da CBR650R e um conjunto óptico claramente inspirado na CBR1000RR-R.
A CB500X também ganhou novas luzes LED, que a Honda diz serem ainda mais “penetrantes”, enquanto os piscas também agem como luzes de posição, assim como a CRF1100L Africa Twin. O painel é o mesmo para todas, uma tela digital que não é de TFT mas, com fundo colorido, se parece com um.
Em seu material de divulgação, a Honda ainda revelou estatísticas interessantes. Eles afirmam que 75% das pessoas que compram a CB500X são pilotos experientes. Quase metade das vendas da CB500F são para novos no motociclismo, enquanto que 60% dos que escolhem a CBR500R têm menos de 34 anos.
A CB500F será oferecida em dois tons de cinza, a CB500X em vermelho, preto e verde e a CBR500R apenas em vermelho e preto. Todas contam com uma vasta gama de acessórios para cada cliente personalizar sua unidade. O preço e a disponibilidade serão anunciados em um segundo momento.