A Honda anunciou hoje (27) na Europa o modelo 2022 da CRF1100L Africa Twin. A big trail ganhou novos esquemas de cores e pequenos ajustes para aumentar sua praticidade.
Tendo passado por uma grande mudança em 2019, a Africa Twin mantém o mesmo motor, um dois cilindros em linha de 1.184 cm³ que desenvolve aproximadamente 100 cv e 10,5 kgf.m. O design da carroceria, mais encorpado e agressivo que a geração anterior também não mudou, mas suas cores sim.
A Africa Twin standard conta com uma cor de novo nome, apropriadamente chamada de “Big Logo” por conta dos novos grafismos de dimensões bem maiores que o anterior. Há uma melhor distribuição de vermelho, preto e detalhes prateados. Além disso, a versão passa a contar com o bagageiro traseiro de série, como na Adventure Sports.
Enquanto isso, a Adventure Sports também ganhou uma nova combinação de cor tricolor, chamada “Cracked Terrain” (Terreno Rachado em inglês), pois os grafismos são todos entrecortados, ao contrário da geração anterior. De longe, no entanto, o esquema de pintura é muito parecido.
A versão topo de linha ainda ganhou um para-brisa ajustável 110 mm mais curto em vez da grande tela fixa do modelo antigo. De acordo com a Honda, é capaz de fornecer a mesma proteção contra vento e clima, mas com a capacidade de tirá-lo do caminho quando necessário.
A marca japonesa também achou por bem atualizar o sistema de dupla embreagem (DCT) em ambos os modelos, alegando uma resposta muito mais suave em velocidades baixas nas duas primeiras engrenagens. Na Europa, o sistema faz mais sucesso do que no Brasil, com 200.000 unidades vendidas desde que apareceu em 2009.
O preço e a disponibilidade da Africa Twin 2022 na Europa serão anunciadas em um segundo momento. No Brasil, como a geração atual acaba de ser anunciada, a partir de R$ 76.804,00 e R$ 96.626,00 respectivamente, a motocicleta só deve aparecer por aqui no final do próximo ano.