Milagre de natal? A KTM registrou na Europa o emplacamento de 17.860 unidades apenas no mês de dezembro de 2024, o que corresponde a um aumento de 625% em relação a dezembro de 2023! Como isso foi possível?
A resposta para isso é muito simples: Euro5+. Dezembro de 2024 foi o último mês que as fabricantes puderam vender sem emplacamento modelos no padrão de emissões Euro5, que expirou no dia 31. A partir de 1ª de janeiro passou a valer o Euro5+, de especificações ainda mais severas.
Como muitos modelos KTM ainda não se enquadram nessas novas especificações, a fabricante austríaca teve que registrar o maior número possível de exemplares em dezembro. 17.860 unidades com mais de 125cc, para ser mais exato. Em dezembro de 2023 haviam sido apenas 2.461.
Depois de anos de uma ascensão quase vertiginosa, a KTM caiu feio em 2024. As vendas simplesmente pararam e antes mesmo do fim do ano já haviam cerca de 130.000 motocicletas esperando por um comprador, provavelmente em um armazém.
A chegada do Euro5+ significa que elas não poderiam continuar nos showrooms das concessionárias a menos que fossem emplacadas. Agora, elas podem, embora com um preço consideravelmente menor. Aliás, leitor que mora na Europa, se o seu sonho é comprar uma KTM, a hora é essa.
Não é uma solução exclusiva da KTM. A MV Agusta fez o mesmo em dezembro para continuar vendendo seus modelos padrão Euro5 e outras montadoras também fazem isso em momentos chave como esse. Só uma demonstração de como os números também mentem e como é possível jogar com eles.