A BMW Motorrad vai começar, na Europa, uma campanha de Recall com sua linha de modelos R 1250 nos próximos dias. O problema acontece no sistema de fornecimento de combustível, que pode vazar.
De acordo com a documentação de Recall emitida pela União Europeia, o problema acontece na seção entre a bomba de combustível e os bicos injetores, que pode gerar algum vazamento, facilmente perceptível pelo cheiro de gasolina que deixa.
Mas, de acordo com a BMW, não há risco de ficar a pé devido a um escoamento abundante de combustível, assim como um incêndio. A documentação da União Europeia concentra-se no possível risco de poluição ambiental, devido à evaporação do combustível no meio ambiente.
De fato, com advento do Euro4, a partir de 2016, todos os veículos licenciados em território europeu precisaram ser equipados com um filtro, também para a emissão de vapores do duto de ventilação do tanque de combustível.
O recall envolve os modelos R1250GS, R1250GS Adventure, R1250RT, R1250R e R1250RS produzidas na primeira quinzena de março de 2023, identificáveis pelo número do chassi. Os proprietários em questão serão notificados e convidados a efetuar o reparo gratuitamente na concessionária mais próxima.
O Brasil já chegou a ter a linha de motores “boxer” da BMW quase completa, mas atualmente apenas a R1250GS, R1250GS Adventure (que são classificadas como modelos separados) e a R1250RT estão disponíveis. O que significa que o mesmo pode acontecer por aqui.