A Aprilia apresentou hoje (4), para o mercado europeu, os modelos 2021 da RS125 e Tuono 125. As motocicletas ganharam diversas atualizações de estilo, eletrônica e mecânica.
Ambas contam com o mesmo motor, um monocilíndrico de refrigeração líquida que recebeu um novo cabeçote, câmara de combustão redesenhada, novos dutos de admissão e exaustão, além de uma nova vela de irídio.
A marca de Noale ainda alterou o virabrequim, as entradas de ar e filtro, assim como o corpo do acelerador, que foi reposicionado. O escapamento também foi totalmente redesenhado com um catalisador novo e mais eficiente.
Além de obedecer aos novos limites de emissões do Euro5, o motor possui uma curva de torque “mais robusta”, de acordo com a marca, e agora atinge a potência máxima de 15 cv a 10.000 rpm, um pouco antes que o modelo anterior.
Com tantas novidades no motor, o design não poderia ficar de fora. Ambas tiveram uma atualização design para combinar com as irmãs maiores. A RS125 pode agora ser facilmente confundida com a irmã mais velha, RS660.
O mesmo vale para a Tuono 125, que ganhou um para-brisa mais alto e uma semicarenagem de linhas mais pronunciadas, como já visto na Tuono 660. Vale lembrar que o design das médias inspirou até a atualização das potentes RSV4 e Tuono V4.
Outra novidade importante é a chegada de um novo painel totalmente digital, o mesmo do scooter SXR160 (assim como os faróis de LED), que permite conexão com o seu smartphone via bluetooth. Os freios ABS são ditos como “os melhores da categoria”.
A Tuono 125 vem em vermelho, branco ou cinza e a RS125 em vermelho ou uma combinação de branco, roxo e vermelho. Há também uma versão que imita a RS-GP de MotoGP que traz um quickshifter de série e uma capa para o assento traseiro.