Na Espanha, a crise do Coronavírus é uma calamidade real. Por isso, o motociclismo local – que é muito forte – não ficou indiferente. Pilotos, ex-pilotos e membros das equipes já se juntaram àqueles que lutam diariamente para combater esse vírus.
É o caso do ex-piloto Carlos Checa. O catalão de 47 anos foi um dos principais nomes da MotoGP na virada para o século 21 acumulando duas vitórias, 3 pole positions e 24 pódios competindo principalmente pelas equipes de Sito Pons, Yamaha e Ducati.
Vendo o mundo desmoronar à sua volta, Checa não quis ficar parado. O espanhol subiu em seu veículo pessoal carregado com caixas de óculos de motocross para distribuí-los nos centros médicos, cujo equipamento de segurança já encontra-se em falta. Essa iniciativa partiu de outro ex-piloto, Nani Roma, lenda do Rali Dakar.
Ver essa foto no Instagram
Quem também está ajudando na Espanha é Dominique Aegerter. O suíço é bem conhecido por suas participações na Moto2, onde venceu o Grande Prêmio da Alemanha de 2014. Ainda em atividade, o piloto de 29 anos preparava-se para competir na MotoE em 2020, quando a eclodiu a crise do Coronavírus.
Aegerter decidiu ficar na Espanha, onde costuma realizar a sua preparação física mesmo quando soube que as fronteiras seriam fechadas para evitar a propagação do vírus. Agora, o suíço colabora realizando a limpeza no lar de idosos de seu treinador Pol Gehört.
“Toda semana eu compro desinfetante para eles e desinfeto tudo lá. Treino em casa todas as manhãs e à tarde colaboro na prevenção e desinfecção do lar de idosos“, contou Aegerter. “Este vírus é letal para as pessoas mais velhas e eu não podia estar em casa trancado vendo todos esses problemas. Minha cidade [na Suíça] é uma das poucas que têm 0 casos de coronavírus, por isso tenho orgulho de ajudar nessa causa. Encorajo a todos para ajudar quando possível para que, juntos, derrotemos esse vírus“.
JUNTOS LO VAMOS A CONSEGUIR!!!
300 mascarillas desde ST. Olalla (Toledo) para el Hospital Clínico. ???????????? pic.twitter.com/tQwLYwNR0r— Oscar Haro Tasende (@OSCARHAROTASEND) April 7, 2020
Talvez uma das histórias mais comoventes seja a de Óscar Haro Tasende. O diretor esportivo da equipe LCR-Honda perdeu o pai há algumas semanas, vítima de Covid-19. Agora, o dirigente vai pessoalmente a residências e hospitais para distribuir sabonetes e máscaras sanitárias e tentar fazer a sua parte, além de levar comida para os vizinhos em idade avançada.
A luta de Haro pode ser acompanhada através de vídeos que publica em suas redes sociais, onde aproveita para agradecer o trabalho de todo o pessoal de saúde e lembrar a importância de seguir o confinamento à risca. Vale lembrar que na Espanha sair na rua sem motivo é estritamente proibido nesse momento.
Isso para não mencionar as contribuições financeiras e materiais que Maverick Viñales, Jorge Prado, Marc e Alex Márquez e Aleix Espargaró vêm fazendo nas últimas semanas para acabar com essa pandemia. Voltar à normalidade é um desejo que exigirá o esforço de todos.