Na Europa, motociclistas detidos através de seus vídeos cometendo infrações nas redes sociais estão aumentando. O último caso aconteceu na Espanha, onde o apressadinho foi identificado rodando a mais de 258 km/h em uma autoestrada.
O motociclista filmou suas infrações com uma câmera em seu capacete e tinha um dispositivo para esconder a placa, impedindo assim que os radares o identificassem. Além disso, o infrator editava os vídeos para evitar sua identificação, mas os publicava em diversos sites relacionados.
Quando alguns deles se tornaram virais, o alarme foi soado. De acordo com a imprensa espanhola, várias pessoas notificaram a polícia, que passou a analisar todas as suas publicações. Dessa forma, eles conseguiram descobrir o autor, sua motocicleta e as vias urbanas e interurbanas em que havia cometido crimes de segurança viária.
O vídeo acima é um dos mais impressionantes e mostra o contraventor a 258 km/h na autoestrada C-32, na altura de Arenys de Mar na direção de Girona, região da Catalunha. Em abril de 2017, o Youtuber Max Wrist foi condenado a dois anos de prisão por condução imprudente na Itália.
Em maio passado, um alemão também foi identificado através de uma cooperação entre as polícias rodoviárias da Alemanha e da Suíça e condenado a 40 dias de serviços comunitários. Não são apenas motociclistas que são perseguidos: a mesma técnica foi utilizada para pegar um motorista imprudente na Grã-Bretanha.