No próximo final de semana terá início no circuito de Jerez, na Espanha, o “Superbike Legends Championship”, primeiro campeonato de motos clássicas do país. O certame permite a participação de modelos fabricados até o ano de 1995.
Devidamente chancelado pela Real Federação Espanhola de Motociclismo, o Superbike Legends Championship visa reunir pilotos que querem correr como antes, sem aparatos eletrônicos, e que queiram dar uma segunda juventude à suas motos já consideradas vintage.
Será uma oportunidade de ouro para ver em ação motos que entraram para a história, como Yamaha FZR750R (OW01), Kawasaki ZXR H1 e H2, Honda VFR750R, Ducati 851, Bimota YB4Ei-R e Suzuki GSX-R até 1989, mas permitindo o uso de balancins quadrados dos modelos dos anos 1990 e motores refrigerados a ar/óleo.
As regras permitem certas modificações, mas seguindo orientações mínimas para que as motos fiquem parecidas como em seus anos de ouro. Os freios, por exemplo, podem ter discos de até 320 mm, mas sem modificar o cilindro mestre ou instalar pinças radiais.
Em relação às suspensões, todo o material original deve ser preservado, o que significa que garfos invertidos estão proibidos. Os motores até podem ser trabalhados, desde que mantenham a cilindrada original assim como o seu aspecto externo.
O campeonato será dividido em duas categorias: “SBK750”, para motocicletas de quatro cilindros até 750cc ou de dois cilindros e 851cc fabricadas até 1989; e “SSP600”, para modelos tetracilíndricos até 600cc ou dois cilindros de 748cc fabricados até 1995. Em sua primeira temporada, o certame terá 7 rodadas, que você confere abaixo.
- 23 e 24 de março: Jerez
- 4 e 5 de maio: Cartagena
- 18 e 19 de maio: Navarra
- 20 e 21 de junho: Albacete
- 31 de agosto e 1 de setembro: Aragón
- 21 e 22 de setembro: Valência
- 16 e 17 de novembro: Catalunha