O Grupo Piaggio anunciou que venceu recentemente mais um processo contra um fabricante chinês não especificado que teria copiado o design da Vespa.
O modelo chegou a ser apresentado no Salão de Milão (EICMA) em novembro do ano passado, mas foi removido do centro de exposições após uma denúncia do Grupo Piaggio. Scooters com design italiano são muito populares na China.
No processo subsequente, o Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia (EUIPO) determinou que a Vespa chinesa reproduzia as características do modelo Primavera “com bastante precisão” e que o scooter não possuía “seu próprio caráter”.
Não é a primeira vez que a Piaggio vence processos de plágio. No Salão de Milão de 2014, eles apresentaram acusações criminais contra a Kumpan Electric que foi obrigada a retirar suas cópias do estande. O mesmo aconteceu no Salão de Colônia (Intermot) do mesmo ano.
Qualquer pessoa que tenha visitado recentemente o EICMA e que também tenha olhado em volta além das grandes marcas provavelmente já notou os inúmeros estandes dos fabricantes menores, principalmente chineses.
Frequentemente, veículos de duas rodas fabricados a baixo custo são mostrados nesses estandes e, pelo menos menos visualmente, são fortemente baseados em modelos mais proeminentes dos principais fabricantes de motocicletas, principalmente scooters.