A Honda apresentou essa semana na China o U-GO, novo scooter elétrico especialmente desenvolvido para as necessidades dos grandes centros urbanos. O modelo promete conquistar pelo preço.
No design, o U-Go se destaca pelo desenho elegante e minimalista, com linhas claras, luzes de LED, display de instrumentação digital e rodas de liga leve de 12 polegadas na dianteira e 10 polegadas na traseira. Supostamente o compartimento sob o assento comporta até 26 litros de bagagem.
O scooter será oferecido em duas versões. A versão básica custa 7.499 CNY (yuan chinês), o que equivale a cerca de R$ 6.000 reais, enquanto a versão superior custa 7.999 CNY, ou seja, o equivalente a R$ 6.500, o preço de uma Honda Biz há muito tempo numa galáxia muito, muito distante…
A versão básica conta com um motor elétrico de 800 watts, que fornece 1,2 kW (cerca de 1,6 cv) e apenas 43 km/h de velocidade máxima. Já a topo de linha, com seu motor de 1,2 kW, chega a 1,8 kW (2,4 cv) e supera os 50 km/h, com uma autonomia de até 133 km, suficientes para o anda-e-para das congestionadas cidades chinesas.
O pacote de bateria, na verdade, é o mesmo para ambas: uma unidade de íon de lítio de 48 volts e 30 amperes e capacidade de 1,44 kWh. No entanto, também é disponibilizada uma bateria removível que pode ser trocada por outra fonte de energia com dupla capacidade, o que amplia a autonomia para mais de 130 km.
O painel digital de LCD informa apenas o básico, como velocidade, carga restante da bateria, modo de pilotagem de economia e luzes espia. Bastante estreito e leve (apenas 83 kg), o scooter deve entrar em qualquer vaguinha de estacionamento sem nenhum problema. Seu foco são as pessoas que buscam apenas um meio de locomoção.
Por enquanto, o Honda U-Go está disponível apenas na China, um dos mercados mais importantes do momento. Mas, com a pressão cada vez mais forte na Europa e nos EUA para por fim ao motores à combustão, é possível que o scooter seja levado para lá, se fizer sucesso na Ásia. E, quem sabe um dia, chega a vez do Brasil…