A febre retrô não dá mostras de arrefecer, principalmente na Europa e agora também na Ásia. De olho nesse mercado, a Honda apresentou na China a CB190SS, praticamente uma CB1000R em miniatura.
Como você deve estar imaginando, o motor é o mesmo monocilíndrico de 184 cm³, refrigerado a ar e com injeção eletrônica que equipa a nossa XRE 190 e a recente CB 200X, proporcionando 17 cv a 8.500 rpm, e 1,65 kgf.m de torque a 6.000 rpm, potência bem decente para empurrar os seus 145 kg.
O quadro do tipo diamond tradicional fica bem disfarçado pela carroceria inspirada pelo conceito Neo Sports Cafe, que já resultou nas atuais CB650R e CB1000R. O anguloso tanque de combustível confere uma aparência musculosa ao modelo e fica em cima de um carburador falso, que cobre o sistema de injeção.
Diminuta, a rabeta é composta apenas pelo suporte de placa e pelo assento de couro marrom que completa o look retrô. Embora o farol e o painel tenham molduras redondas, a iluminação é toda de LED e as informações são mostradas digitalmente. Guidão e peças adjacentes foram pintadas de preto fosco dando um ar mais requintado.
A ciclística completa boa parte do charme da CB190SS. As rodas raiadas são apoiadas em bengalas invertidas e as pinças de freio, com acabamento dourado, mordem discos na frente e atrás. O ABS é de canal duplo. O escapamento também é personalizado para não destoar do conjunto. Pequenos detalhes que fazem diferença.
De acordo com a imprensa especializada local, a Wuyang China, subsidiária da Honda no país pretende comercializá-la por 16.980, o que se equivale – hoje – a quase R$ 15.000. No entanto, parece pouco provável sua vinda ao Brasil, onde esmagadora maioria dos condutores utilizam motos única e exclusivamente como um meio de transporte barato.