A Benelli apresentou hoje (1º) a BJ 300 GS, versão tourer da naked BN 302. A tradicional marca italiana é mais uma a entrar no emergente segmento das estradeiras de baixa cilindrada, apostando em um modelo mais esportivo que suas rivais.
Como era de se esperar, a BJ 300 GS possui o mesmo motor de duplo comando, dois cilindros em linha e 300cc de sua derivada urbana, capaz de desenvolver 34 cv a 12.000 rpm, com um torque de 2,75 kgf.m à 9.000 rotações por minuto. Números interessantes, que só não geram mais entusiasmo graças ao seu alto peso: 216 kg.
Ao contrário de suas rivais diretas, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Kawasaki Versys X-300, a Benelli preferiu desenvolver um modelo menos trail e mais esportivo. As rodas são de liga-leve de 17 polegadas, com dois discos de freio na dianteira e outro na traseira. O ABS é de série e as bengalas invertidas. Nada mal para uma 300cc!
O modelo também possui uma carenagem integral que integra os piscas (de LED) e um generoso para-brisas. O resultado dá a moto um porte avantajado, sugerindo ser maior do que é, sensação que aumenta com os alforjes rígidos laterais e top case. O conjunto óptico remete à Honda VFR1200F enquanto que a posição do amortecedor traseiro é muito semelhante à Kawasaki Versys 650.
A BJ 300 GS acaba de ser revelada na China, sede da Qianjiang, atualmente a proprietária da Benelli. Parece pouco provável que o modelo venha a ser visto no Brasil mas, como já vem com ABS e em conformidade com as normas antipoluição europeias, pode ser importado para outros mercados imediatamente.