No continente asiático, a paixão pela MotoGP é tão grande que as montadoras podem criar versões especiais com a categoria rainha em mente. É o caso da Yamaha, que empresta a pintura das motos de Valentino Rossi e Maverick Viñales ao modelo YZF-R3/R25.
A pequena superbike ganhou o tom azul escuro característico da YZR-M1 versão 2017, assim como os adesivos de seus patrocinadores principais, como a gigante das telecomunicações Movistar e a petrolífera japonesa Eneos. Também destacam-se alguns traços em dourado, como no amortecedor traseiro e pinças de freio.
Mecanicamente, a motocicleta costuma permanecer sem alterações, ou seja, mantendo o mesmo robusto motor de dois cilindros paralelos e 321 cm³ (no caso da R3), capaz de render bons 42 cv de potência a 10.750 rpm, com um torque de 3,0 kgf.m a 9.000 rotações.
Só serão fabricadas 300 unidades da R3 “MotoGP Réplica”, além de 400 da R25, provavelmente todas na Ásia. A versão especial já é aguardada e costuma ter todas as unidades vendidas em pouquíssimo tempo, independente do preço. Bem que a Yamaha do Brasil podia fazer uma ação semelhante, não é?