Johann Zarco foi confirmado hoje (14) como piloto da equipe Tech3 Yamaha na MotoGP em 2017. Eles fizeram o anúncio durante a conferência de imprensa que abre os trabalhos para o Grande Prêmio da Alemanha em Sachsenring, nesse final de semana.
Zarco, que foi campeão da Moto2 em 2015 disputava uma vaga na categoria principal desde o ano passado. Depois de chegar perto de assinar com a Suzuki (que fechou com Alex Rins), o francês se voltou para a Tech3, equipe de mesma nacionalidade que a sua.
“Nem preciso dizer que estou muito feliz por me juntar à MotoGP com a Tech3 e estou confiante de que podemos formar uma parceria sólida. A equipe tem uma relação profunda e longa com a Yamaha e eles provaram que eles podem gerenciar bem todas as situações e tem um bom pacote, ano após ano. Isso me agrada e me dá motivação extra para alcançar minhas metas de 2017. Parece ser um passo lógico uma equipe francesa e um campeão francês trabalharem juntos, e agora, finalmente, o negócio está feito, o que certamente é uma notícia positiva. Eu realmente farei o meu melhor e me prepararei ao máximo, porque acho que é mais do que possível obter bons resultados na MotoGP depois da minha longa experiência na categoria intermédia”. (Johann Zarco)
O chefe da Tech3, Hervé Poncharal já estava admitindo a contratação antes da coletiva de imprensa e também comentou a notícia. Para o dirigente é um prazer voltar a contar com um piloto francês de qualidade, o que não acontecia desde Sylvain Guintoli em 2007.
“Depois de uma longa espera, tenho o prazer de anunciar que Johann Zarco irá se juntar à Monster Yamaha Tech3 na próxima temporada. O observamos de perto desde quando ele ganhou o ‘Rookies Cup’ e passou a ter ainda mais sucesso nas 125cc e Moto2. A última temporada foi incrível ganhando o campeonato de uma forma magistral. Para mim, Johann ingressar na equipe é um desafio grande e emocionante. As melhores páginas da história da Tech3 foram escritas por pilotos franceses e incluem Olivier Jacque, Dominique Sarron, Jean-Philippe Ruggia e Sylvain Guintoli. Por isso estou certo Johann pode juntar-se à esta lista. Quero dar-lhe uma recepção calorosa e mal podemos esperar para vê-lo na moto depois de Valência, mas a minha mensagem para Johann agora é manter o foco e ganhar esse segundo título de Moto2!” (Hervé Poncharal)
Nascido em Cannes, na França em 16 de julho de 1990, Johann Zarco ingressou no campeonato mundial em 2009 nas 125cc. Lá ganhou uma corrida e atingiu 11 pódios antes de subir para a Moto2 em 2012. Na classe intermediária, teve uma evolução lenta e cuidadosa, atingindo o ápice no ano passado, quando conquistou o título mundial com 8 vitorias.
No atual campeonato, Zarco já venceu três etapas e está empatado na liderança ao lado de Alex Rins, com 126 pontos. Na Tech3, o francês será companheiro do alemão Jonas Folger, que também compete na Moto2 e já estava confirmado há dois meses.