A Kawasaki da Alemanha anunciou a realização uma grande campanha de Recall envolvendo vários modelos. Uma válvula de controle de pressão de óleo com defeito pode interromper a lubrificação do motor.
De acordo com a imprensa alemã, o problema acontece com a válvula de alívio da pressão do óleo do motor, que pode falhar e resultar em baixa pressão do lubrificante pelo sistema. Um claro sinal que isso está acontecendo é o acendimento da luz vermelha de advertência no painel.
Segundo a Kawasaki, o fornecedor chinês da válvula experimentou brevemente irregularidades na produção. O resultado é que um anel de retenção na válvula de controle da pressão do óleo pode se soltar e entrar no circuito do óleo. Na pior das hipóteses, a película lubrificante se rompe e a lubrificação inadequada resulta em danos ao motor.
Cerca de 746 motocicletas Ninja H2 SX SE (ZX1002B) e Ninja H2 SX SE + (ZX1002D) do ano/modelo 2020, Ninja ZX-10R (ZX1002L) ano/modelo 2021, Z H2 (ZR1000K) e Z H2 (ZR1000L) 2020 e 2021 e Ninja H2 (ZX1002J) 2020 são afetadas em toda a Europa.
O reparo, que leva entre uma hora e 30 minutos a 2 horas e 45 minutos, dependendo do modelo, consiste na substituição da válvula de controle de pressão do óleo, se necessário. A Kawasaki calcula que apenas 5% das motocicletas envolvidas estão realmente com o defeito. O recall terá início ainda esse mês.