Quando a Honda anunciou a volta do nome Hornet em uma naked bicilíndrica de 750cc, muitos riram. Mas, tomando como exemplo apenas o mercado alemão, a novidade já está fazendo sucesso, ao escalar para a segunda posição no ranking de vendas, atrás apenas da BMW R1250GS.
A liderança da R1250GS (887 unidades vendidas em abril) não é surpresa para quem acompanhou as estatísticas do mercado alemão nos últimos anos. Apesar de os modelos atrás dela tenham feito (e façam) muito sucesso, até agora nenhuma chegou perigosamente perto da big trail.
É por isso que impressiona o desempenho da nova Honda CB750 Hornet, apresentada em outubro do ano passado e que está nas estatísticas alemãs desde o início do ano. Em janeiro, a motocicleta estreou em 38º lugar nas vendas. Em fevereiro já era 20º e desde março é 2º.
Com 595 unidades vendidas em abril (veja a relação abaixo), a Hornet 750 ultrapassou a Kawasaki Z900 na vice-liderança (458), naked tetracilíndrica muito semelhante em termos de configuração com a antiga CB600F Hornet e a sua sucessora, CB650R. Esta, por sua vez, aparece apenas em sétimo (233).
Há de se destacar, também, que a nova Hornet 750 deixou bem para trás a motocicleta na qual foi concebida para bater, Yamaha MT-07, que já foi líder da classe, com mais de 160.000 unidades vendidas mas agora é apenas quinta colocada no ranking, com 255 unidades emplacadas em abril.
A Honda também veio com uma estratégia agressiva comercializando a Hornet 750 com o preço promocional de 7.990,00 euros, menos que a rival MT-07, que parte de € 8.374,00. Em termos de motos semelhantes, apenas a Kawasaki Z650 preta tem preço inferior, € 7.645,00.
Algumas posições no ranking são ocasionais, mas a tendência indica que a nova Hornet veio para ficar. E pode se aproximar perigosamente da BMW R1250GS. Pelo menos mais perto do que as concorrentes colocadas nos últimos anos. Sinal para a Honda do Brasil e de outros países?