Dando prosseguimento aos seus planos de se adaptar ao mundo zero emissões que se aproxima, a BMW apresentou hoje (8), no Salão de Munique, uma série de conceitos elétricos, dois em duas rodas batizados de “BMW i Vision AMBY” e “BMW Motorrad i Vision AMBY”.
AMBY é um neologismo para mobilidade adaptativa (adaptative mobility), uma classificação que vale para os dois veículos. O BMW i Vision AMBY é mais parecido com uma bicicleta convencional. Já o BMW Motorrad i Vision AMBY é mais encorpado e se parece com as eBikes disponíveis atualmente.
Ambos são equipados com um sistema elétrico com três faixas de velocidade. O primeiro serve para ciclovias e permite alcançar até 25 km/h, o segundo foi pensado para rodar nas ruas das cidades a até 45 km/h e o terceiro permite rodar a 60 km/h e encarar vias com várias faixas e passeios fora do perímetro urbano.
O BMW i Vision AMBY exige que o ciclista pedale a todo momento para ter a assistência da propulsão elétrica, enquanto o BMW Motorrad Vision AMBY acelera via manete e tem apoios de pé semelhantes aos de uma moto convencional no lugar dos pedais. Os dois veículos ocupam o espaço de mercado entre as bicicletas e motocicletas.
Os alemães preveem a implementação de tecnologias de radar para alertar o condutor e que faróis e lanternas se acendam automaticamente conforme as condições da estrada. Um pacote de ABS também faz parte dos planos e, pelo que sabemos, seria o primeiro uso dessa tecnologia em uma bicicleta.
O grupo BMW é um dos mais engajados em discutir como serão os veículos elétricos em um futuro não muito distante. Ainda na semana passada, eles apresentaram o CE-02, conceito de scooter para jovens e no mês passado o CE-04, que deve estar nas concessionárias europeias em 2022.
Além desses, outros veículos estão expostos no Salão de Munique, como os carros i Vision Circular, iX5 Hydrogen e MINI Urbanaut. Todos estão sendo desenvolvidos pelas novas diretrizes estabelecidas pelo grupo: “RE:PENSE, RE:DUZA, RE:USE e RE:CICLE”. A receptividade será estudada para colocá-los em produção.