Os tempos estão difíceis na MV Agusta – novamente. Com vendas extremamente baixas em 2024, a fabricante italiana foi obrigada a emplacar, ela mesma, várias unidades em dezembro.
De acordo com o Motorcycles Data, que apura de forma independente os registros de venda (que podem ser encarados como emplacamentos) em mais de 80 países, a MV Agusta vendeu em 2024 cerca de 2.500 unidades, um dos níveis mais baixos dos últimos 40 anos.
Em dezembro, no entanto, a marca de Varese registrou, somente na Itália, 1.267 motos (sendo que haviam sido menos de 500 nos 11 meses anteriores). Qual foi o motivo dessa repentina explosão de vendas? A mudança nas leis de emissões de poluentes.
Dezembro de 2024 foi o último mês que as montadoras tinham para comercializar na Europa motos no padrão Euro5. A partir de janeiro de 2025 passou a valer o Euro5+, de especificações ainda mais rígidas, e que as máquinas MV Agusta ainda não se enquadram.
Para manter as motos nos pátios e nos showrooms em 2025, a MV Agusta foi obrigada a registrar essas unidades, o que reduz em cerca de 20% o valor do produto. É quase como as vendas de um comerciante não oficial praticadas no Brasil.
Segundo a análise, os registros de venda da MV Agusta para o ano de 2024 vão apontar números próximos a 5 mil, mas cerca de metade dessas motocicletas ainda estão paradas nos depósitos da rede de distribuição da marca.
Essa prática não é exclusiva da MV Agusta. Vários outros fabricantes permaneceram com estoque Euro5 em excesso e foram forçados a autoregistrar seus veículos, mas ao que parece, o número de unidades registradas pelos italianos é um recorde.
A história da MV Agusta é marcada por motos brilhantes, mas também por uma constante luta pela lucratividade. Tem sido um desafio manter a empresa operando no verde ao mesmo tempo que se mantém fiel aos seus dogmas “Motorcycle Art” e “Made in Italy”.
Nos últimos 40 anos, a marca passou por vários donos até o aparecimento da KTM no ano passado. A aquisição de 50,1% dos austríacos parecia a garantia de estabilidade pela próximas décadas. Mas com o seu estado de insolvência, as ações da MV Agusta estão disponíveis para serem vendidas em leilão. O futuro parece incerto – novamente.