Que a MV Agusta está atravessando uma grave crise já sabemos, mas os italianos estão se esforçando para se recuperar. Essa semana, por exemplo, eles anunciaram um novo distribuidor para a América do Norte, o Urban Moto Group.
Liderado por Joseph Elasmar, o Urban Moto Group já importa MV Agusta, Benelli, EBR, Royal Enfield e outras marcas para a Austrália. De acordo com Giovanni Castiglioni, a parceria agora pretende desenvolver e expandir em conjunto o mercado nos Estados Unidos e Canadá.
“Estamos muito confiantes de que com o Urban Moto Group, a MV Agusta entrará em uma nova era nos Estados Unidos, revigorando as vendas e paixão por nossas motocicletas“, disse Castiglioni. “Junto com o acordo assinado com o Black Ocean Group para um aumento de capital, a reorganização do mercado dos EUA é outro marco no plano de reestruturação da marca“, garante.
A MV Agusta entrou em crise no começo de 2016, depois que os sindicados italianos exigiram a prestação de contas da empresa, já que os empregados não vinham sendo pagos corretamente. Desde então, muitos foram demitidos e a produção encolheu de dez mil unidades anuais para apenas 5 mil.
A marca chegou a ser investigada pela Guardia di Finanza, a Polícia Federal italiana, antes de um acordo com o grupo de investimentos Black Ocean lançar uma luz no fim do túnel. Castiglioni agora diz que só pensa em reestabelecer a marca: “nosso único foco é clarear e consolidar a nossa liderança na produção de motocicletas premium e o mercado norte-americano irá desempenhar um papel importante no nosso futuro”, afirma confiante.