Se você gostava da MV Agusta Superveloce 800 mas queria algo mais forte, a MV Agusta realizou seus desejos hoje (9) ao apresentar a Superveloce 1000 Serie Oro, uma superbike retrô com mais de 200 cv de potência.
Baseada na F3 800, a Superveloce 800 se revelou um inesperado sucesso para a pequena e admirada fabricante italiana, graças ao seu design retrô bem acertado. Tanto que desde o seu lançamento, em 2018, o modelo ganhou numerosas versões, uma delas em homenagem a Giacomo Agostini.
Desde então, pedidos para eles fazerem uma motocicleta igual, porém de 1000cc, nunca faltaram. De fato, um conceito foi mostrado um revendedor de Milão em 2022, e uma versão mais detalhada foi exibida orgulhosamente no EICMA de novembro passado.
Agora chegou o modelo de produção. A motocicleta é impulsionada por uma versão atualizada do motor de quatro cilindros de 998cc já encontrado na Brutale 1000RR, reivindicado 206 cv de potência máxima a 13.000 rpm e 116,5 Nm de torque total a 11.000 giros.
O quadro feito de aço cromo-politdênio, também é parcialmente o mesmo da Brutale 1000 RR. A Superveloce 1000, entretanto, monta semi-guidões mais esportivos auxiliado por um amortecedor de direção Öhlins, a mesma marca das bengalas invertidas de 43 mm e do amortecedor traseiro.
Os dois discos de freio dianteiros são mordidos por pinças Brembo radiais de quatro pistões, enquanto o disco da roda traseira é assistido por uma pinça de dois pistões. O sistema de ABS é fornecido pela Continental. O peso anunciado pela marca é de 209 kg a seco.
Mas o grande chamariz é mesmo o design, um aceno muito bem feito para os anos de ouro da empresa. A inspiração vem naturalmente da Superveloce 800, mas não só dela: A marca disse que trouxe muitos elementos da MV Agusta 500cc de 1972, como os winglets dianteiros integrados.
Manter esse desempenho sob controle é o trabalho de um conjunto de auxílios eletrônicos, incluindo oito estágios de controle de tração (além da opção de desligá-lo). Isso é dividido entre dois modos de chuva, três modos de estrada e outro trio para as pistas de corrida.
Também há um quickshifter bidirecional, além de ABS em curvas, controle de cruzeiro e conectividade móvel através do painel TFT de 5,5 polegadas. Além disso, um alarme e um rastreador de satélite vem instalado, com uma assinatura gratuita para o primeiro ano.
Apenas 500 unidades serão produzidas e cada uma delas virá com um certificado de autenticidade, uma capa para guardá-la na garagem e uma caixa com guloseimas como um assento de passageiro em couro e alcantara, manetes de freio e embreagem usinadas em CNC e muito mais.