A MV Agusta solicitou o registro de patentes para o nome Elefant, o mesmo da antiga Cagiva que fez muito sucesso nos anos 1990. A iniciativa abre caminho para que a marca italiana lance a sua própria linha Adventure.
O registro, efetuado em escritórios de patentes europeus, solicita a utilização do nome Elefant em motocicletas, acessórios e roupas. A descoberta surge logo após o CEO da MV Agusta, Timur Sardarov confirmar a chegada de uma Big Trail em um futuro não muito distante.
O nome Elefant traz doces memórias da antiga Cagiva de 750cc e 900cc que fez muito sucesso nos anos, inclusive no Brasil, onde desembarcou através de uma parceria com a gaúcha Agrale. Protótipos derivados dela venceram o Rali Dakar em 1990 e 1994. Ou seja, pedigree Adventure é o que não falta.
Naquela época, a Cagiva era poderosa. Fundada por Giovanni Castiglioni em 1950 como uma empresa que produzia componentes metálicos, a marca não entrou no motociclismo antes de 1978 e, em pouco tempo comprou a Ducati (1985) e a própria MV Agusta (1991).
Hoje, no entanto, a situação se inverteu. A MV Agusta que é dona da Cagiva e, embora a marca esteja em hibernação desde o início da década, planos tem sido feitos para o seu ressurgimento com uma linha de motocicletas elétricas e não parece, a princípio, que o nome o nome Elefant seja utilizado por ela agora.
Ultimamente quem mais tem relembrado os anos de glória da antiga Elefant é a Ducati. A marca de Bolonha chegou a levar ao último Salão de Milão uma Scrambler claramente inspirada nas Cagiva. Em 2017, a concessionária norte-americana MotoCorsa criou uma Multistrada 1200 Enduro com a mesma inspiração.